Eduardo Cocco 2023-04-18 15:27:03 Educacional

Consórcio, uma forma inteligente de poupar

Muitas pessoas já sabem que o consórcio é uma ótima opção para compara um bem, como carro, moto, casa, fazenda, trator, etc. Principalmente se comparado aos financiamentos, que cobram altas taxas de juros e possuem burocracia.

Mas o que poucas pessoas sabem é que o consórcio pode ser uma excelente ferramenta para se tornar independente financeiramente. Falo aqui de garantir a qualidade de vida para o futuro, sem depender da Previdência Social ou ter que continuar trabalhando mesmo aposentado.

Então, para você ficar mais por dentro preparamos esse guia.

Como funciona o consórcio?

O consórcio é uma modalidade de acesso ao crédito, onde o consorciado junto outros participantes e a administradora, planejam a compra de um bem em comum como: casa, carro, caminhão, fazenda, entre outros.

Além disso, mensalmente os integrantes do grupo contribuem para o pagamento de parcelas que vão diretamente para o fundo da compra em comum.

Por fim, a administradora realiza um sorteio de forma mensal para escolher quem irá receber o valor do fundo para comprar o bem que eles desejam em comum, bem como contemplar aquele que ofereceu maior lance.

Como posso usar o consórcio de forma inteligente?

Você não precisa utilizar o consórcio para adquirir um bem!

Isso mesmo, você pode utilizar a sua carta contemplada de outras formas como vendê-la para quem possui interesse em um crédito imediato cobrando um ágio de até 20% sobre o valor total do crédito e investir o valor junto a própria administradora do consórcio para que você tenha rendimentos.

Investindo junto a administradora, o montante será destinado a um fundo de investimento vinculado ao próprio contemplado, que por sua vez será beneficiado por todas as correções até o final do período, protegendo seu dinheiro, proporcionando retornos acima de investimentos conhecidos como poupança, CDB, CDI, LCI, LCA, Tesouro Direto e outros.

Agora que você conhece um pouco sobre o consórcio, vamos começar a investir?